top of page

A Senhora de Preto

  • Foto do escritor: Susan Duarte
    Susan Duarte
  • 29 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de set. de 2023

A depressão é uma senhora de preto.

Surge sem avisar, na hora mais inoportuna possível. Colocar uma vassoura atrás da porta, não é, nem de longe, artifício eficaz para afugentar a visitante indesejada.

A única saída é recebê-la.
Jovem mulher do povo. Amedeo Modigliani, 1918.
Jovem mulher do povo. Amedeo Modigliani, 1918.

"A depressão é como uma senhora vestida de preto. Se ela aparecer, não a expulse. Convide-a para entrar, ofereça-lhe um assento, trate-a como uma convidada de honra e ouça o que ela tem a dizer." Carl Jung


Um bom jeito de definir o que é passa pelo esclarecimento daquilo que não é. Depressão não é frescura. Não é bobagem. Não é falta de Deus. Não é luxo de gente desocupada. Não é "sem-vergonhice". Não é desculpa para malandragem.


Depressão, bem como qualquer outro tipo de transtorno mental, é uma doença. Se medicamos a dor de cabeça e a pressão alta, não há porquê ter preconceito com remédios que colaboram no tratamento. O remédio aplicado na hora certa, pelo médico certo, pode ser a diferença entre a vida e o suicídio.


Em pleno 2023, é surreal constatar o julgamento moral que há sobre as doenças mentais e não há sobre outras. Ninguém manda alguém que quebrou a perna correr uma maratona. Não é justo esperar de alguém que fissurou a alma, uma recuperação rápida com meia dúzia de estímulos positivos.


O que mais me assusta nessa senhora é seu hábito silencioso. Ela chega pianinha, bem quieta, sorrateira. Quando é descoberta, muitas vezes, já não há mais tempo. Preste atenção a si mesmo e aos seus. Ela pode surgir em qualquer lugar, habitar qualquer coração, independente do contexto.


Se na sociedade de Foulcalt, a sociedade do controle, o adoecimento psíquico se dava pela negatividade da obrigação e do dever, na sociedade de desempenho, a nossa, o adoecimento ocorre pelo excesso de produtividade.


Pense positivo. Seja produtivo. Tenha equilíbrio. Acorde às 5 da madrugada sorrindo. E não se esqueça de ser feliz o tempo inteiro. São imperativos demais pra uma pessoa que, muitas vezes, só precisa sobreviver e aguentar o dia.


Num contexto tão maquiado e feliz, fica ainda mais difícil admitir a depressão, quiçá, ir buscar ajuda. A positivação do mundo é tão tóxica quanto a negatividade. De tanto dizer sim, podemos terminar esgotados.


O transtorno mental pode ser um alerta. Uma mudança de vida, na maneira de ser e estar no mundo, precisa ser feita.

Viver sem vontade de viver não é normal.

Falar sobre depressão a torna mais administrável. Eu chamo de terapia de exposição: aproximar-se ao invés de evitar. Ficar ao invés de fugir. Enfrentar ao invés de esconder. Na psicologia, denomina-se dessenbilização sistemática, bastante trabalhada na TCC - terapia-cognitva-comportamental.


Nunca se envergonhe dos seus problemas. Busque ajuda. Investigue. Cuide-se. Caso conviva com alguém depressivo, saiba que a pessoa não É assim, ela ESTÁ assim. Seja uma presença terna, amorosa, uma luz em meio à escuridão que ela enfrenta sozinha.


Ao final, a Senhora de Preto troca de roupa. Ela costuma entregar uma roupa branca, vestes novas, revestida de uma nova consciência.

Menina de Branco. Van Gogh, 1890.
Menina de Branco. Van Gogh, 1890.

Eis ali o caminho da cura. A cura da depressão veste branco. A doença é sempre um mensageiro. Ouça o que ela tem a dizer. A depressão só surge vestida de preto.

Mas ao ir embora, seu traje é branco.

Porque para todo mal, há cura.


Até sempre,

Susan

Founder Zeitgeist iD | A sua marca no espírito da época.

Creator Artesania da Palavra | O meu blog no espírito da época.

Susan Duarte©Copyright 2023.



Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page