top of page

Pai

  • Foto do escritor: Susan Duarte
    Susan Duarte
  • 13 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de ago. de 2023

13 de agosto de 2023. Hoje é dia dos pais no Brasil.


Para refletir


“Pai, pode ser que daqui algum tempo haja tempo pra gente ser mais. Muito mais que 2 grandes amigos. Pai e filho talvez. Pai, pode crer, eu tô bem, eu vou indo. Tô tentando, vivendo e pedindo, com loucura, pra você renascer.”

Letra de Pai, de Fábio Júnior.


Por dádiva e graça, felizmente, esse trecho da música não descreve a minha relação com meu pai.

Meu pai.
Meu pai.

Outros tantos, muitos, eu sei que sim. Pais e Filh@s que se perderam no caminho, por alguma razão qualquer, mas se perderam. De que adianta falar de motivos, não é? Às vezes basta um, às vezes nem juntando todos, como diria Saramago.


Não vou fazer a Poliana e dizer que tudo tem jeito, que todos são passíveis de reconciliação, amor e perdão. Mas se no seu coração, há espaço para a mais ínfima possibilidade...

Ligue. Chame. Vá visitar. Leve flores. Faça uma oração, se for o caso.

Nem que seja somente pra desfrutar deste luxo existencial que é pronunciar o vocativo "pai". Talvez o argumento do tempo venha à sua mente. Pura ilusão. Tudo e só o que temos é este justo instante. Nada menos, nada mais.


Se agora o seu pai não pode ou não consegue renascer - por idade, crenças, limitações, traumas, dores, indisponibilidade emocional, teimosia mesmo, não tem problema.

Renasça você.

E o ame exatamente como ele é, como ele consegue ser.


Para degustar

As mãos de meu pai

As tuas mãos têm grossas veias como cordas azuis sobre um fundo de manchas já da cor da terra — como são belas as tuas mãos pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram da nobre cólera dos justos… Porque há nas tuas mãos, meu velho pai, essa beleza que se chama simplesmente vida. E, ao entardecer, quando elas repousam nos braços da tua cadeira predileta, uma luz parece vir de dentro delas… Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente, vieste alimentando na terrível solidão do mundo, como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento? Ah, como os fizeste arder, fulgir, com o milagre das tuas mãos! E é, ainda, a vida que transfigura as tuas mãos nodosas… essa chama de vida — que transcende a própria vida… e que os Anjos, um dia, chamarão de alma.

Mário Quintana.


Para apreciar

Os filhos do pescador de Gustav Coubert são todos os filhos e filhas desse mundo.

Os Filhos do Pescador. Gustav Coubert, 1867.
Os Filhos do Pescador. Gustav Coubert, 1867.

Para ouvir

Pai, só há um jeito de eu te amar mais: no dia em que eu te ligar pra pedir, só pra ires lá em casa, brincar de vovô com os meus filhos, com os teus netos.


Ame o seu pai.

Não se emudeça pra falar de amor pra ele. As benesses do perdão e os frutos do exercício da Virtude do Amor pertencem ao seu coração. Amar o seu pai diz mais sobre a sua alma do que conta sobre a história dele.

Perdoe. Ame.

É do amor que viemos, do amor que somos feitos. Rezo pela paz e pelo amor nesse dia dos pais. Lembre-se, por fim, de outro pai, o Pai Maior. Aquele nosso, o Pai Nosso.


Porque é sempre por causa do amor.


Até sempre,

Susan

Creator Artesania da Palavra | O meu blog no espírito da época.

Founder Zeitgeist iD | A sua marca no espírito da época.

Susan Duarte©Copyright 2023

p.s: Pai, W., (quase) tudo que eu sou é por causa do teu amor. Era só pra dizer o tanto, o sempre, o quanto eu te amo.
Su

Canção de Fábio Junior, Pai, lançada em 1978, do Álbum "1979".


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page